10 dicas de como montar seu roteiro de viagem

Olá viajantes, com esse post inicio uma nova seção no blog com dicas gerais de viagem. Hoje, percebo que muitos leitores buscam na internet roteiros prontos de viagem em blogs e agências turísticas, porém nem sempre essa é a melhor maneira de viajar. Às vezes, nos identificamos com o jeito de viajar de algum blogueiro especifico, mas na maior parte dos casos, certas atividades não são apropriadas para nosso gosto e acabamos indo conhecer mesmo sem gostar – só para seguir o roteiro de viagem. Outras vezes, acabamos por comprar um pacote fechado em uma agência de turismo e o custo x benefício fica prejudicado.

Uma curiosidade: Atualmente o post mais visualizado no Sempre na Viagem é exatamente um post de roteiro de viagem (Roteiro de 5 dias em Gramado e Canela).

Vamos tentar aprender a fazer nosso próprio roteiro de viagem?

Depois de escolhido o(s) destino(s) de sua viagem e o tempo de estadia é hora de começar a preparar o roteiro de viagem. Vejamos as dicas:

1) Comece a pesquisar sobre o destino, se possível, no mínimo com 3 meses de antecedência para viagens curtas (até 1 semana) e com 6 meses de antecedência para viagens longas. Utilize o Google e o TripAdvisor. Quanto antes melhor.

Sem título

2) Pesquise exaustivamente todas as atrações, dias e horários de funcionamento. Nesse momento, não se preocupe em encaixar as atividades nos dias de viagem. Salve nos favoritos do navegador os sites de todos os lugares que você quer conhecer. Só pesquise tudo e anote em algum lugar.
Ex.: Museu de Cera, Bairro X, Centro da Cidade, funcionamento de terça a domingo, das 08 às 16, R$ 40,00

3) Tenha sempre um plano B. Alguns aspectos não temos controle por melhor que seja o roteiro de viagem.
Ex.: Condições meteorológicas, greve de transporte, atraso no voo e etc.

voos-atrasados

4) Na maioria das vezes acabamos colocando muita coisa pra fazer em cada dia. Não se esqueça que você precisa se alimentar, descansar e se se descolocar entre uma atividade e outra.Montar seu roteiro de Viagem

5) Defina seu perfil de viagem. Mais diurna ou noturna? Se estiver planejando alguma atividade no início do dia, não coloque no roteiro algo até muito tarde na noite anterior. No momento de preparar o roteiro de viagem você imagina que vai conseguir acordar cedo no dia seguinte, mas acredite, você não vai. E ainda vai perder o seu passeio.

6) Após ter definido tudo que você quer conhecer (item 2) e a localização das atrações, está na hora de alocar quais atividades você vai fazer em cada dia e horário. Esse é o momento crucial e mais importante da preparação do roteiro. Agrupe as atividades que sejam próximas uma das outras. Para isso use e abuse do Google Maps. Tente fazer de uma forma que você consiga fazer a pé para não se preocupar com o trânsito e ruas.
Ex.: Museu de Cera, Praça X, Parque Y, almoço no restaurante Z e as atividades da tarde pós-almoço.

Montar seu roteiro de Viagem 2

7) Não seja taxativo no roteiro, ou seja, não defina um dia específico para fazer as coisas, salvo as atrações que só funcionam em determinado dia. Não especifique que você vai visitar o parque X na segunda feira. Faça de uma forma que você possa inverter os dias. Assim, se você definiu atividades ao ar livre para o DIA 1, mas está chuvoso. Inverta o DIA 3 pelo DIA 1, e faça as atividades do DIA 1 (ar livre) quando o tempo estiver melhor. Recomendo o App do Weather Channel para consulta de metereologia.

8) Conhece o Google Street View? Caso não conheça, já está na hora. Com ele você pode ver como é a rua que você vai ficar hospedado, a região ao redor, assim como as áreas próximas das atrações que você quer visitar.
Ex.: Olha o Coliseu em Roma e seu arredores (eita ansiedade para conhecer)

9) Caso você tenha comprado um voo que chegue antes do horário do check-in do hotel, verifique se o seu hotel guarda a mala pra você até o horário do check-in e pesquise lugares próximos para fazer um lanche, almoçar ou até mesmo fazer um reconhecimento da área próxima. Afinal, numa viagem não temos tempo a perder esperando horário do check-in no saguão do hotel.

10) Essa última dica não é sobre o roteiro de viagem em si. Às vezes, uma fugida do roteiro daquele dia ou uma caminhada sem rumo pelas ruas da cidade pode ser uma grande surpresa e fazer você conhecer algo que não imaginava. A viagem é sua, faça o que bem quiser nos seus dias e sinta-se livre para deixar de fazer algo até mesmo se quiser dormir até mais tarde naquele dia mais frio.

Quer ajudar o blog? Pesquise na barra lateral os hotéis pelo booking.com ou clique no banner abaixo, e finalize sua reserva. Assim, você está ajudando o blog a ganhar comissão e não pagará nada a mais por isso.



Booking.com

Eu espero que você tenha gostado das dicas. É claro que existe muitas considerações a se levar em conta em um roteiro de viagem, mas acho que consegui deixar as dicas mais gerais para que você possa ter uma ótima viagem super bem planejada. Sinta-se livre para colocar nos comentários como você faz o seu roteiro. Eu gosto muito dos comentários. Aproveite para assinar a newsletter do blog e receber os novos posts por email.

Follow us

Bruno Oliveira

Blogueiro em Sempre na Viagem
Carioca, servidor público, amante de viagens e corredor amador. Fascinado por fotografia e por conhecer novos lugares. Blogueiro e, a cada dia, mais ansioso por viver e viajar, é claro.
Follow us

6 comentários

  • Amei as dicas , irei p Curitiba em agosto, começarei o meu roteiro seguindo suas sugestões

  • Amei as dicas, janeiro de 2017 será minha primeira viagem a Gramado, estou anotando tudo.
    Muito legal..

    • Olá Tânia,

      Que legal que gostou, tem um blog muito bom sobre as serras gaúchas que se chama Café Viagem, vale a pena a leitura.

      Volte para contar como foi a viagem.

      Abraços,
      Bruno.

  • Bruno, que post legal!!
    Certamente vai ajudar muita gente.
    A dica 10 é a que eu mais gosto!!
    Eu sempre faço o mapeamento de tudo pra saber o q tem de legal no lugar, dias e horário de funcionamento, mas eu AMO ficar livre pra fazer o q eu bem entender na viagem.
    Sempre dá certo! Sigo meu roteiro e fujo dele sempre q me dá vontade!
    Assim vc não perde a oportunidade de conhecer nada por não saber que tinha, otimiza o tempo e também não faz nada por “obrigação de roteiro”.
    Amei o post, de verdade!
    Vou aguardar os próximos.
    Bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *