Museu Aeroespacial da FAB no Rio de Janeiro

O Museu Aeroespacial da Força Aérea Brasileira, localizado no Rio de Janeiro, é o maior e mais importante museu de aviação do Brasil. Já fazia algum tempo que eu tinha a intenção de ir conhecer, mas acabava deixando sempre para outro dia, afinal é aquela velha história, moro no Rio de Janeiro e poderia ir no dia que eu quisesse. Enfim, resolvi ir visitar o museu. Você, carioca ou não, já visitou ou ouviu falar do Museu Aeroespacial? Sabia que é uma atração completamente gratuita?

AVISO! Post com muitas fotografias. Divirta-se

Museu Aeroespacial FAB 7

Museu Aeroespacial FAB 9

Caixa Preta Voo da Gol que caiu na selva em 2006

Caixa Preta Voo da Gol que caiu na selva em 2006

Para chegar ao Museu Aeroespacial, basta colocar no Waze ou Google Maps que possuem a indicação correta do lugar ou acessar o site do Museu. Localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, na Av. Marechal Fontenele, 2000 – Campo dos Afonsos, o museu tem entrada e estacionamento Gratuitos, ou seja, mais uma dica do Sempre na Viagem de um programa grátis e cultural para ir sozinho ou com a família. É praticamente obrigatório que quem resida no Rio vá conhecer.

Museu Aeroespacial FAB 20 Museu Aeroespacial FAB 22 Museu Aeroespacial FAB 18

O lugar impressiona pelo acervo de aeronaves (cerca de 80), motores e documentos, além de diversas salas com exposições sobre a história da aviação. Há uma ala sobre a história da mulher na Aeronáutica e uma outra ala dedicada ao Alberto Santos Dumont, patrono da aviação. A visita é bastante lúdica e com tudo muito bem organizado e catalogado em todas as dependências do Museu Aeroespacial. Preparem as pernas para andar bastante nos hangares onde estão expostas as aeronaves, grande maioria de guerra, porém também conta com algumas civis. Dentre as aeronaves, há uma réplica em tamanho real do 14 bis. Os hangares são cobertos, o que torna o passeio possível inclusive em dias chuvosos.

Museu Aeroespacial FAB 21Museu Aeroespacial FAB 8 Museu Aeroespacial FAB 12Museu Aeroespacial FAB 15

“O espaço físico destinado às instalações do Museu ocupa uma área de 15.195 m2, incluindo um prédio de dois andares e cinco hangares em anexo. As salas de exposição do prédio abrigam as principais coleções históricas de pioneiros da aviação, e o salão principal reúne as aeronaves mais antigas do Museu. Nos cinco hangares, estão em exposição a coleção de aeronaves, de relevante valor histórico e tecnológico.” fonte: site do Musal

Museu Aeroespacial FAB 4 Museu Aeroespacial FAB 6

Museu Aeroespacial FAB 13

Museu Aeroespacial FAB 11

Centro de Controle Aéreo – Antigamente

Museu Aeroespacial FAB 10

Centro de Controle Aéreo – Atualmente

Museu Aeroespacial FAB 17

Salão Santos Dumont

Museu Aeroespacial FAB 16 Museu Aeroespacial FAB 14

É livre a fotografia em todas as dependências do Museu Aeroespacial, exceto na sala de armas – que nem tem tanta graça assim. A estrutura do museu é simples, a cantina e restaurante estavam fechados, portanto recomendo que levem algum lanche e algo para beber. O Museu funciona de Terça a Sexta-feira: das 9h às 15h e aos Sábados, Domingos e Feriados: das 9:30h às 16:00h.

O Blog recomenda a visitação!