Saveiro Don Juan pelas praias de Arraial do Cabo

Era uma sexta-feira à tarde e resolvi em cima da hora viajar para região dos lagos. Como já falei aqui diversas vezes, prezo sempre pelo planejamento de todas as minhas viagens, mas eu precisava relaxar e fugir desse alvoroço de Rock in Rio. Com o destino decidido, restava planejar – e rápido – o que fazer na viagem. Pesquisando no Google, decidi ir a Arraial do Cabo para fazer o Saveiro Don Juan, no sábado, e visitar Cabo Frio, no domingo. Fiquei “embasado” na casa da minha mãe em Iguaba Grande, assim economizei o dinheiro da hospedagem.Don Juan

Existe uma infinidade de ofertas de passeio de barco em Arraial do Cabo, desde o passeio padrão (que eu fiz) até passeios para mergulho. Escolhi o Saveiro Don Juan porque ele possui o diferencial de zarpar antes de todos os outros, assim, você acaba chegando nas praias antes das outras embarcações e fica com ela praticamente só pra você. Puro egoismo! Alem disso, o saveiro possui uma trilha sonora agradável, não toca axé nem funk, busca você no hotel de jeep e é super bem avaliado no Trip Advisor. O Don Juan também oferece água e refrigerante grátis, possuindo a opção de comprar cerveja gelada e espetinhos.

Já havia ido a Arraial do Cabo há alguns anos e sempre me falaram que o passeio de saveiro é imperdível, mas eu nunca havia entendido o porquê. Agora eu entendo! Além das praias visitadas com o barco que são sensacionais – chamadas de Caribe brasileiro, as formações rochosas de Arraial são realmente impressionantes.

Porto Arraial Cabo

Pelo que pude perceber, o roteiro que os saveiros fazem é meio que padronizado, assim como o preço de 60 reais por pessoa mais 5 reais de taxa de embarque. Todos eles saem da marina dos pescadores, na Praia dos Anjos, em direção às Prainhas do Atalaia e ficam lá um tempo para mergulho, depois vão em direção a gruta azul e a fenda de Nossa Senhora da Conceição, aí seguem para a Praia do Farol e ficam lá por cerca de 40 minutos, em seguida para a Praia do Forno por mais 40 minutos e voltam para a marina dos pescadores. O passeio dura cerca de 4 horas. Infelizmente havia um banco de areia circundando as Prainhas do Atalaia e o Juan falou que teria que mudar o roteiro e “pular” essa praia. O Saveiro Don Juan zarpa às 10:00 e retorna às 14:00.

Arraial do Cabo 17

Arraial do Cabo 16

Arraial do Cabo 15

Arraial do Cabo 12

Arraial do Cabo 11

Arraial do Cabo 13

O Juan, comandante do barco, é super simpático e serve como uma espécie de guia durante o passeio, dando diversas informações e respondendo às duvidas dos passageiros. Nota-se que o cara é feliz fazendo aquilo. Eu realmente me senti bem seguro durante o todo o tempo. O saveiro também aluga uma prancha de Paddle para quem quiser remar durante as paradas, assim como snorkel para mergulho. O Saveiro Don Juan conta com um bote motorizado que leva quem não sabe nadar até a areia da praia, mas o legal é ir nadando. Como disse o Juan, a temperatura da água é bem agradável, 30 graus, 15 de um lado do barco e 15 do outro.

Arraial do Cabo 14

Arraial do Cabo 1

Sempre gosto de dar algumas dicas aqui no blog que não vejo por ai:

  1. Na ida, tentem sentar no lado esquerdo do barco e, na volta, do lado direito, dessa forma vocês ficarão mais perto das paredes rochosas para tirar fotos melhores;
  2. Não fiquem mexendo muito nos celulares, usem só para tirar fotos, senão correm o risco de acabar enjoados;
  3. Na Praia do Forno, que é a última visitada, ao invés de voltarem ao barco, façam o pagamento do consumo de bordo, curtam a Praia do Forno até mais tarde e voltem à Praia dos Anjos pela trilha (que na verdade é uma escada). Eu garanto que as fotos lá do alto valerão a pena. A trilha dura 15 minutos e não tem grau de dificuldade;
  4. Os barcos maiores são mais bonitos e imponentes, porém, devido ao tamanho, não podem chegar tão próximos às formações rochosas e o embarque e desembarque nas praias é mais demorado.
  5. Desconfiem de quem oferecer um preço muito baixo, afinal é a sua segurança que está em jogo.

Praia do Farol

Sem a menor dúvida, a praia mais bonita de todas – e quando digo todas, quero dizer de todas que eu já conheci até hoje – é a Praia do Farol. Até então a praia mais bonita que eu havia conhecido, e relatado aqui, foi a Ilha do Campeche, em Florianópolis. O acesso a Praia do Farol é realizado somente através de barco, sendo necessário autorização da Marinha, que é obtida em Arraial, além de possuir um tempo máximo de uma hora para cada barco ficar atracado. Na praia, há um posto da Marinha do Brasil para fazer esse controle. Como zarpamos mais cedo, ficamos com a praia só para nós.

Arraial do Cabo 6

Arraial do Cabo 2

Arraial do Cabo 7

Arraial do Cabo 5

Arraial do Cabo 4

Arraial do Cabo 3

Arraial do Cabo 9

Arraial do Cabo 8

Prainhas do Pontal do Atalaia e por dol sol

Após o final do passeio, resolvi conhecer as Prainhas do Atalaia de carro e descer os 255 degraus que levam até suas areias. O meu carro é baixo e eu descobri que o peito de aço está realmente bem instalado. Um pedaço da estrada que leva até lá é bem esburacado. Não valeu muito a pena ir até lá, pois já eram 15:30 e só deu mesmo para ficar um pouco. É cobrado um valor fixo de 10 reais de estacionamento.Arraial do Cabo 18

Bem antes de chegar as prainhas, há um mirante do Pontal do Atalaia onde pode ser visto um lindo por do sol. É realmente deslumbrante assistir o por do sol por lá. Recomendo muito ir, pois fica antes de chegar a parte esburacada que dá acesso às prainhas.

Arraial do Cabo 19

Arraial do Cabo 20

Agradeço ao Saveiro Don Juan por ter oferecido uma cortesia para este blog. Informo que tudo que foi relatado aqui reflete minha experiência e a empresa não teve nenhuma influência sobre o que foi apresentado.

Contatos:

A agência Don Juan fica na Rua Ézer Teixeira de Mello (antiga Gonçalves Dias), nº 02, Praia dos Anjos, Arraial do Cabo. Telefones: (22) 2622-5471 / (22) 7836-0189 / ID: 87*139456.

Para mais informações, acesse o site www.saveirodonjuan.com.br

Obrigado e espero que tenham gostado do post. Assinem o blog para receber todas as atualizações por email. Já fizeram esse passeio? Tem alguma dúvida? Não esqueçam de colocar seus comentários e sugestões.

Follow us

Bruno Oliveira

Blogueiro em Sempre na Viagem
Carioca, servidor público, amante de viagens e corredor amador. Fascinado por fotografia e por conhecer novos lugares. Blogueiro e, a cada dia, mais ansioso por viver e viajar, é claro.
Follow us

12 comentários

  • Angela Rosa

    Olá Bruno, gostaria de saber se na Prainhas do Atalaia como é para chegar ate la? O pessoal do passeio de barco deixa as pessoas nessa praia? e gostaria de saber se nas caminhadas que voce informou consigo ir com uma cadeirante?

    Obrigada e suas dicas são otimas.

    • Olá Angela,

      Infelizmente não é possível ir até lá com uma cadeirante. Além das escadas para descer até a prainha do Pontal do Atalaia, o acesso também é complicado.

      O passeio de barco que eu fiz não parou na Prainha do Atalaia, pois o mar não estava propício para o barco chegar até lá, mas em dias propícios você pode ir de barco sim.

      Obrigado pela visita.
      Bruno.

  • Estarei em Iguaba Grande de 30 de dezembro a 3 de janeiro…sera q encontro vendas no local p o passeio ? Estou pensando em ir no dia 2/1.Tem lugar p estacionar o carro na Marina dos Pescadores?

    • Olá Liliana,

      Você fez a pergunta muito em cima da hora e não deu tempo de responder. Espero que tenha conseguido fazer o seu passeio de barco.

      Abraços,
      Bruno.

  • Pingback: Cabo Frio – Water and Relaxation in Brazil – Caesura Travel

  • As fotos ficaram bem bacanas e as dicas melhores ainda.
    Brigadão.

  • Saudade dessas praias de Arraial… nossa Bruno, que fotos maravilhosas e que água tão azul!!!
    Muito legal o post e as dicas sempre úteis!! Beijos!!

    • Obrigado Lu,

      Realmente o lugar é demais, fiquei encantado com o mar.

      Definitivamente é o mais bonito no estado do Rio de Janeiro.

      Tô querendo voltar lá ainda esse ano.

      Beijos,
      Bruno.

  • Anick Frazão

    EU QUEROOOOOOOOOO!!! AMEI AS FOTOS E AS DICAS!!!

  • Flávia March

    Não sei dizer qual a foto achei mais bonita! Rs
    Gostei da dica de que lado sentar na ida e na volta!
    Água linda, até eu que não sou fã de praia fiquei com vontade de ir.
    A trilha sonora do saveiro pelo que você relata iria me agradar bastante.:D
    Gosto de saber que tenho bastante opção de passeios pelo Brasil, bacana!
    Bjs

    • Obrigado Flávia,

      Realmente as fotos estão lindas, mas lá é fácil tirar fotos. O objetivo do post é esse, despertar a vontade das pessoas irem conhecer. A trilha sonora realmente é um diferencial, principalmente na alta temporada.
      Temos muita coisa no Brasil e estou tentando descobrir sempre mais, a taxa de câmbio está me obrigando a isso.

      Beijos,
      Bruno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *