Trilhando na Pedra Bonita

Muito conhecida pelos praticantes de asa delta e parapente, a Pedra Bonita, localizada em São Conrado, nos proporciona um dos visuais mais bonitos e completos da orla da cidade do Rio de Janeiro. A Pedra Bonita é bastante frequentada por praticantes de asa delta e parapente, pois possui uma rampa de voo para quem pratica o esporte. Muitos turistas também visitam o lugar para ver os saltos e curtir o visual.

trilha pedra bonita 8

Como chegar

Eu fui de carro (junho-15) e, honestamente, não sei como fazer para chegar lá de ônibus, mesmo porque o acesso ao início da trilha é longe da estrada principal. Tem como subir esse pedaço a pé, mas aí ficará bem mais pesado.

O acesso ao estacionamento é feito pela Estrada das Canoas (coloque no Google Maps e não tem erro). Em dias de muito movimento, há uma grande área onde os carros devem aguardar até poderem subir para o estacionamento – uma subida forte que alguns fazem a pé. Nessa área, fica um guarda que se comunica, via rádio, com outro que está no estacionamento. A liberação para subir é feita por ordem de chegada. Provavelmente você irá aguardar cerca de uns 40 minutos. A dica é chegar antes antes das nove da manhã.

trilha pedra bonita

Rampa de Voo e a Trilha

A rampa de voo da Pedra Bonita fica pertinho do estacionamento, basta subir uns degraus e já verá a rampa. Recomendo que ao estacionar o carro, siga direto à rampa de voo para conhecer e tirar várias fotos. Depois de fazer a trilha, estará um pouco cansado e o ânimo será menor para ir até a rampa.

trilha pedra bonita 3

trilha pedra bonita 4

trilha pedra bonita 2

O acesso a trilha fica colado ao estacionamento. Há uma placa indicando o início, e uma guarita onde um guarda anota o nome das pessoas que irão subir a Pedra Bonita. É uma trilha muito bem demarcada, não há caminhos alternativos e pode ser feita sem necessidade de guia. São necessários 30 a 45 minutos para chegar ao topo, dependendo do condicionamento físico é possível até fazer em menos tempo. O nível de dificuldade da trilha da Pedra Bonita é praticamente o mesmo do Morro da Urca.trilha pedra bonita 6

trilha pedra bonita 10

trilha pedra bonita 9

trilha pedra bonita 7

Não deixe de passar protetor solar, levar cerca de 1 litro de água, utilizar calçado apropriado, tomar café da manhã reforçado e levar alguma fruta ou lanche leve.

Obrigado e espero que tenham gostado do post. Assinem o blog para receber todas as atualizações por email. Não esqueçam de colocar seus comentários e sugestões.

Visite-nos no Google+

Follow us

Bruno Oliveira

Blogueiro em Sempre na Viagem
Carioca, servidor público, amante de viagens e corredor amador. Fascinado por fotografia e por conhecer novos lugares. Blogueiro e, a cada dia, mais ansioso por viver e viajar, é claro.
Follow us

2 comentários

  • Bruno! Estive lá com uma amiga de Recife e fui até esse estacionamento, mas como a espera seria de 1 hora mais ou menos, desistimos, pois eu não sabia que tinha essa alternativa de subir por trilha!!! Agora eu já sei. A informação foi super útil!! Beijos!!!

    • Lu. A subida pela trilha é no outro estacionamento. Lá em cima, próximo a rampa de Voo. Essa espera de 1 hora é exatamente para você ir desse estacionamento para o outro. Os pontos turísticos do Rio realmente precisam de uma melhor organização.
      Abraços,
      Bruno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *