Trilhando no Morro Dois Irmãos

Quem acompanha o Blog sabe que eu gosto bastante de fazer trilhas, e o Rio de Janeiro tem diversas opções, desde as mais fáceis até as mais cansativas. Dessa vez resolvi fazer a trilha do Morro Dois Irmãos (maio-2015) que fica localizada no Leblon e possui acesso a partir do Vidigal. Já havia feito anteriormente essa trilha em um grupo grande, só que dessa vez fomos sozinhos.

Como chegar

Como mencionei, o acesso à trilha do Dois Irmãos é feito através do morro do Vidigal, comunidade já pacificada e sucesso absoluto entre cariocas e estrangeiros. Tal sucesso é devido à vista que é proporcionada por quem visita ou reside na comunidade. Atualmente o valor dos imóveis por lá é bem alto e muita gente está investindo no Vidigal.

Indo de carro ou de ônibus, estacione ou desça no final da praia do Leblon e suba a Av. Niemeyer em direção ao mirante do Leblon / São Conrado – aproveite e tire ótimas no mirante. Após a parada para fotos no mirante, continue subindo a Niemeyer até ver a entrada da comunidade do Vidigal.

Morro Dois Irmãos7

Morro Dois Irmãos8

O acesso à trilha do Morro dois Irmãos é realizado no alto do Vidigal, para isso é necessário pegar um moto-taxi ou uma lotada (kombi) e pedir para o motorista lhe deixar próximo a base da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Caso vá no final de semana, é possível que haja outros grupos que também estarão por lá para fazer a trilha. Aí é só ir atrás.

Morro Dois Irmãos

Chegando no alto do morro, pergunte para qualquer morador onde se dá o acesso à trilha.

A Trilha

Essa trilha é de dificuldade moderada e não é necessário ser um atleta para fazê-la. É uma trilha curta, porém um íngreme em certas partes, mas não há grandes obstáculos para transpor. Ela possui extensão de 1,6 km e eu calculo que pode ser feita entre 40 minutos e 1h 10m, dependendo do nível de condicionamento do grupo.

Morro Dois Irmãos6

Quem tem algum receio se está ou não preparado para fazer essa trilha, tente fazer primeiramente a trilha do morro da urca, que é bem mais fácil de fazer e é um bom começo. Já fiz um post sobre essa trilha aqui no blog.

Morro Dois Irmãos5

Morro Dois Irmãos3

Do alto do Morro Dois Irmãos é possível ver praticamente toda orla da zona sul da cidade, as comunidades do Vidigal e Rocinha e a cidade de Niterói.

Morro Dois Irmãos4

Morro Dois Irmãos2

Como sempre, aproveito para deixar algumas dicas, tais como: passar protetor solar, levar cerca de 1 litro de água por pessoa, utilizar calçado apropriado, tomar um café da manhã reforçado e levar algum lanche leve.

Obrigado e espero que tenham gostado do post. Aproveitem para assinar o blog e receber todas as atualizações por email. Não esqueçam de dar seus comentários e sugestões.

Visite-nos no Google+

Follow us

Bruno Oliveira

Blogueiro em Sempre na Viagem
Carioca, servidor público, amante de viagens e corredor amador. Fascinado por fotografia e por conhecer novos lugares. Blogueiro e, a cada dia, mais ansioso por viver e viajar, é claro.
Follow us

2 comentários

  • Faz Simples

    Bruno, meu parceiro!
    Sonho conhecer essa trilha…
    Sempre tenho um amigo ou outro que não mora no Rio e, quando vem pra cá, deseja fazer passeios diferentes em que as belezas da cidade fiquem evidenciadas. Antes do seu Blog eu sofria, já que meu repertório era muito curto. Agora não tenho dúvidas, passo o link do seu Blog e peço para escolherem o que vamos fazer juntos kkkk.
    Muito obrigado 😉

    Grande Abraço!

    • Valeu. Ainda tem muita coisa para colocar aqui, inclusive alguns passeios que fiz antes da ideia de ter um blog e terei que fazer o sacrifício de repetir para tirar fotos mais detalhadas.
      O Rio de Janeiro tem atividade para todos os gostos realmente.
      Em breve farei um post sobre o Mirante do Pasmado e outro sobre a Pedra Bonita.
      Abraços,
      Bruno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *