Cachoeira escondida em Vargem Grande

Continuando com o meu projeto de conhecer novos lugares na cidade do Rio de Janeiro, turísticos ou não, resolvi desbravar a cachoeira de Vargem Grande – Zona Oeste do Rio (março-2015). A cachoeira fica localizada no Parque da Pedra Branca. Trata-se de uma queda de água pequena, mas que faz uma piscina natural muito agradável para um banho. O passeio torna-se mais interessante devido à pequena trilha para chegar até lá. Atualização em 05/01/17: A trilha passou a não ser tão pequena. Atualmente é necessário deixar o carro mais embaixo e percorrer um caminho de 20 a 25 minutos com um subida íngreme sem obstáculos.

Cachoeira Vargem Grande

Essa cachoeira de Vargem Grande é pouco visitada por turistas, sendo mais frequentada por moradores locais do bairro. Isso acaba tornando o lugar mais intimista e adequado para um passeio de casal – se forem aventureiros.

Como chegar?

Para chegar à cachoeira, seguimos pela Avenida das Américas até o final, e nos orientamos pelas placas em direção à Vargem Grande. Depois, saindo do largo de Vargem Grande, subir a estrada Pacuí e entrar na estrada Mucuíba. A minha dica é que, chegando à Vargem Grande, coloquem o nome das ruas no Google Maps. Demos a sorte de poder seguir um senhor muito simpático que estava de moto e morava lá perto, aí não teve erro.

Estacionei o carro em frente a um casarão (fotografia abaixo) e fui andando até chegar à cachoeira, em uma caminhada curta por uma trilha. Atualização em 05/12/16: Não é mais possível chegar a esse ponto de carro, somente os moradores têm acesso.

O veículo deve ser estacionado na Estrada Mucuíba e o restante do percurso será feito a pé até o início da trilha. Para facilitar, eu marquei no GPS o ponto mais próximo para o veículo ser estacionado que foi onde deixei o meu, veja abaixo:

Coloque esse ponto no seu Google Maps e seja feliz. Estacione o carro antes da bifurcação e suba a estrada (trilha) que segue à esquerda. Não tente seguir adiante de carro, parece que dá pra seguir, mas uma hora afunila para uma trilha.

Abaixo, segue o mapa com o caminho da onde você deixou o carro até o início da entrada da cachoeira. Não tem erro, é uma reta só.

Cachoeira Vargem Grande2

cachoeira-vargem-grande-5

Ao chegar nessa placa, seguir a direita por essa trilha com o tronco de árvore cortado por cerca de 5 minutos até chegar a Cachoeira.

A Cachoeira de Vargem Grande

A piscina natural é muito agradável, e em sua parte mais rasa dá pé tranquilamente, já sua parte mais funda, deve ter por volta de 1,60 m. No mais, o passeio vale muito a pena por ser dentro da cidade do Rio de Janeiro, além de proporcionar uma renovação da nossa energia e ótimas fotografias.

Cachoeira Vargem Grande5

Cachoeira Vargem Grande Parque da Pedra Branca

Cachoeira Vargem Grande3

Cachoeira Vargem Grande4

Para tornar a experiência melhor ainda, levem algumas frutas e sucos, e aproveitem para fazer um piquenique, sentir o cheiro da mata e se desligar da cidade que está a poucos quilômetros de distância. Não esqueçam o protetor solar!

Atualização abaixo: Novas Fotos de Janeiro de 2017

cachoeira-vargem-grande-3 cachoeira-vargem-grande cachoeira-vargem-grande-2

Soube que há outras cachoeiras por lá, porém só consegui conhecer essa. Se você tiver alguma dica sobre essa região das vargens. Coloque nos comentários. Na primeira vez que estive por lá, deixei o carro muito próximo. Com essa nova trilha, você irá ver os pequenos poços – mini piscinas – no caminho, que são provenientes da queda d’água.

E depois?

Se estiver com sede pode descer a pequena trilha e ir tomar um refrigerante ou cerveja na venda da Dona Nilza (super simpática por sinal). Só subir essa rampa. cachoeira-vargem-grande-6

OU

Ir ao Restaurante Gepetto, já em Vargem Grande, pois já estávamos mortos de fome. Comemos uma picanha que estava muito boa (ou era a fome?).

Restaurante Gepetto

Há vários outros restaurantes em Vargem Grande que são super conhecidos por sua gastronomia e ambiente requintado na mata.

Caso haja alguma dúvida, postem nos comentários abaixo. Não deixem de assinar o blog para receber as novidades e conhecer novos lugares.

Follow us

Bruno Oliveira

Blogueiro em Sempre na Viagem
Carioca, servidor público, amante de viagens e corredor amador. Fascinado por fotografia e por conhecer novos lugares. Blogueiro e, a cada dia, mais ansioso por viver e viajar, é claro.
Follow us

12 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *