Parque das Ruínas em Santa Teresa

Recentemente li em algum lugar algo sobre o que fazer na cidade do Rio de Janeiro gastando nada ou quase nada. Um das atrações é o Parque das Ruínas em Santa Teresa.

Santa Teresa é um bairro da Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. Possui uma exclusiva localização, no alto de uma serra entre as zonas Sul e o Centro da cidade do Rio, que promove uma privilegiada vista para essas áreas.

parquedasruinas8

O que hoje recebeu a denominação de parque das ruínas, foi residência de Laurinda Santos Lobo, sobrinha e herdeira de Joaquim Murtinho Nobre, Ministro da Fazenda do governo Campos Sales. Laurinda também era conhecida por sua elegância e por comandar os bailes da Belle Époque carioca. O palacete foi palco de diversos saraus com a presença da nata da sociedade, artistas e diversas personalidades importantes.

Com sua morte em 1946, a casa passou por longo período de abandono. Em meados dos anos 60, começou a sofrer saques, tendo objetos, obras de arte, mobílias, telhas e pisos roubados, começava então, o processo de arruinamento. Durante anos as “Ruínas” se tornaram residência de bandidos e traficantes, sendo desapropriada pela prefeitura, no final dos anos 70 a pedido da comunidade local.

parquedasruinas1 O local foi parcialmente restaurado, reinaugurado em 1997, e agora conta com uma estrutura de ferro e vidro em uma de suas faces, dando um ar mais moderno em meio aquele palacete em ruínas. Por ser um lugar diferenciado e exótico, é comum haver casais fazendo seus books de casamento por lá. Ressalto que para isso é necessária autorização da administração do parque. parquedasruinas4 parquedasruinas3 parquedasruinas2 Em minha opinião vale a pena a visita nem que seja somente para conhecer o palacete e apreciar a vista de 360º que o terraço proporcional. De lá, podemos ver a marina da Glória, Lapa, Aterro, Aeroporto e uma favela contrastando com toda a beleza da cidade. parquedasruinas7 parquedasruinas6 Atualmente, a Prefeitura do Rio de Janeiro é responsável pela administração e guarda desse patrimônio, além de promover diversas atividades culturais, concertos e exposições. O parque possui página oficial no facebook, mas o site Museus do Rio possui informações mais bem detalhadas sobre a atração. parquedasruinas5 A entrada para visitação é gratuita e o local conta com uma cantina para compra de lanches e bebidas.

Espero que tenham gostado do post e não deixem de assinar o blog.

Caso haja alguma dúvida, postem nos comentários abaixo. Todos serão respondidos. Visite-nos no Google+ rbbv

Follow us

Bruno Oliveira

Blogueiro em Sempre na Viagem
Carioca, servidor público, amante de viagens e corredor amador. Fascinado por fotografia e por conhecer novos lugares. Blogueiro e, a cada dia, mais ansioso por viver e viajar, é claro.
Follow us

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *