Praia do Secreto (Recreio dos Bandeirantes)

Hoje o post do blog é sobre um lugar que não é conhecido por muitos, nem mesmo por quem é carioca da gema. Resolvi, então, em um domingo meio nublado (nov-2014), ir conhecer um pedacinho do Rio de Janeiro chamado Praia do Secreto, ou piscininha, como os locais gostam de chamar.

Já faz algum tempo que tenho visto algumas pessoas, no Facebook, falarem sobre essa praia que fica localizada no Recreio dos Bandeirantes. Muito de seus admiradores fazem mistério quanto à sua localização e forma de acesso, com receio de que uma grande quantidade de turistas acabem por depredar e poluir o local. Entre nós, acho egoismo.

Aqui estou eu com a missão de acabar com esse segredo, pois entendo que o que é bonito deve ser apreciado por todos.

Como chegar

Seguindo de carro pela orla do Recreio dos Bandeirantes (Av. Lúcio Costa), vá sempre em frente, em direção à Prainha / Grumari. Logo nos primeiros metros da subida que leva à prainha, e à direita, há um recuo com um portão de madeira, lá é possível parar o carro sem qualquer dificuldade. (tive comentários de pessoas dizendo que nesse lugar não é permitido estacionar, portanto estacionem no mirante, conforme instruções logo abaixo no post) Atualizado em 09/12/2014

Recuo à direita de quem vai em direção a prainha

Recuo à direita de quem vai em direção a prainha

Se não for possível parar nesse local, é só seguir uns 200 metros a frente, onde poderá ser visto, à esquerda (outro lado da pista), um mirante com estacionamento amplo (street view abaixo). Talvez essa seja até a melhor opção, pois pode aproveitar a vista do mirante e começar por lá a sessão de fotos.

Caso opte por deixar o carro no recuo, atravesse a via (com cuidado) e continue subindo a pé, logo a frente poderá ser vista uma placa que marca o início da trilha. Se a opção tiver sido deixar o carro no mirante, basta caminhar como se estivesse voltando e você poderá ver a mesma placa.

Após esse post, essa placa foi retirada por moradores locais para esconderem o início da trilha. Atualmente só tem a estaca fincada no chão. No estacionamento do mirante também há uma placa dessa, porém lá não tem caminho de descida, não tentem descer por lá. Atualizado em 09/12/2014

Início da Trilha

Início da Trilha

Siga a pequena trilha e procure até você avistar umas plantas grandes, conforme fotografia abaixo. É por lá que se inicia a descida na pedra até a piscininha. Provavelmente você verá outras pessoas fazendo o mesmo caminho.

Trilha

Trilha

A descida é relativamente íngreme e aconselha-se cuidado para não acabar escorregando nas pedras. Por incrível que pareça as crianças parecem ter mais facilidade que os adultos nessa tarefa.

A praia

Na verdade não é bem uma praia, trata-se mais de uma piscina natural que fica escondida entre as pedras, proporcionando um banho agradável e com pouca profundidade. Não há faixa de areia e não tem espaço para muitas pessoas, talvez esse seja o motivo de todos guardarem segredo…rs

O passeio é completo, aproveitem para contemplar a paisagem que se tem de cima da pedra. Rola tirar alguns selfies e namorar um pouquinho.

Vista do Alto da Pedra (P&B)

Vista do Alto da Pedra (P&B)

Vista do Alto da Pedra

Vista do Alto da Pedra

Praia do Secreto ou Piscininha

Praia do Secreto ou Piscininha

Praia do Secreto ou Piscininha

Praia do Secreto ou Piscininha

Para quem já leu o meu post de Paraty, esse lugar me lembrou a piscina natural do Cachadaço. Também acharam?

Ainda existe muitas outras atrações no Rio que não são tão conhecidas e merecem a visitação. Recomento a leitura de outros posts com atrações da cidade que pude conhecer.

Espero que tenham gostado e assinem o Blog para receberem atualizações.

Dúvidas é só perguntar aqui nos comentários.

Visite-nos no Google+

Follow us

Bruno Oliveira

Blogueiro em Sempre na Viagem
Carioca, servidor público, amante de viagens e corredor amador. Fascinado por fotografia e por conhecer novos lugares. Blogueiro e, a cada dia, mais ansioso por viver e viajar, é claro.
Follow us

46 comentários

  • Da praia da Reserva , como eu faço pra chegar na praia do secreto?

    • Naiára,

      É só seguir de carro pela praia até chegar o final do Recreio, depois disso, suba em direção a Prainha. No post possui a localização de onde você pode estacionar. No caso de ir de ônibus, eu acho que não passa ônibus por lá.

      Abraços,
      Bruno.

    • Naiára, é isso mesmo que o Bruno falou. Tem um post no nosso blog (www.umavoltameia.com) também orientando como chegar, inclusive com opção de carro. Espero ter ajudado.

      Bruno, parabéns pelo post! Lá é lindo, né? 🙂

  • Isabela bendelak

    Ola! Gostaria de saber como faço pra chegar do recreio shopping la

  • Show Bruno, eu mesmo sendo frequentador assíduo da Barra ,Recreo e toda a região não conhecia essa piscina , só ouvia os comentários , agora com essas dicas irei conhecer. Abraços primo.

  • CRISTIANI ALVES

    Olá Bruno muito gentil pela informação fiquei eternamente grata, mas não mencionei esse trajeto e de ônibus saindo de Copacabana, por favor pode ajudar de novo desde já agradeço.

    • Cristiane, não passa ônibus indo pra prainha. A única forma de ir de ônibus seria pegando algum que fosse até o fim da praia do recreio e depois subir um pedaço a pé, mas, infelizmente não conheço itinerários de ônibus que deixam por lá. Não deve ser difícil descobrir perguntando para algum vizinho aí de Copa. Abraços, Bruno.

  • CRISTIANI ALVES

    Olá, gostaria de saber como faço pra chegar ate a praia do secreto saindo de Copacabana, vou passar férias ai e gostaria de aproveitar mas este paraíso, desde já agradeço a informação.

    • Olá Cristiane.. É só seguir a orla toda da zona sul em direção ao Leblon. Depois, pegue o elevado do joá em direção a barra da tijuca e siga a orla toda da barra até chegar ao recreio.. Depois é seguir as instruções do Blog.. Deve dar cerca de uns 40km.. Abraços e bom passeio.

    • Olá Cristiane.. É só seguir a orla toda da zona sul em direção ao Leblon. Depois, pegue o elevado do joá em direção a barra da tijuca e siga a orla toda da barra até chegar ao recreio.. Depois é seguir as instruções do Blog.. Deve dar cerca de uns 40km.. Abraços e bom passeio.

  • sou de baia formosa rio grande do norte e estoiu no rio de janeiro no bairo rio das pedras como fasso pra chega la /

    • Wesley, desculpe mas não conheço onde você mora. Pergunte a algum amigo como faz pra chegar na prainha, pois é lá perto.. Abraços e bom passeio.

    • Wesley, voce pode pegar qualquer ônibus que vae para alvorada. là voce pega um BRT expresso ate a estação Recreio Shopping (com bilhete unico são 3,40) . No Shopping pega um taxi ate prainha (não deve superar 15 reais).Graças a Deus não tem onibus pra Prainha ou Grumari.

  • Gostei das informações aqui passadas, mas eu queria saber se tem com descer com criança.

    • Wilson, criança tem facilidade pra subir e descer, mas tem que ser uma criança meio que acostumada com isso e os pais não podem ser muito medrosos.. Boa sorte e bom passeio.

  • Boa tarde! Li no post que é preciso descer por uma trilha íngreme para chagar ao secreto….e para sair de lá? Deve-se subir pela mesma pedra ingreme?

    • Olá Carolina. Desculpe pela demora na resposta, pois estava viajando.
      Sim. A trilha é a mesma para subir e descer. Mas para subir é mais tranquilo na minha opinião.

      Abraços e obrigado pela visita.

    • Carol, caso a maré esteja baixa, dá para entrar e sair pela praia da macumba….o acesso é pelas pedras depois do canal.

  • Amanda Missel

    Sou carioca e nunca fui nessa prainha, mas ultimamente tenho visto a galera falar muito dessa praia, aí vim pesquisar um pouco sobre ela na net e achei seu blog. Conheço a piscina natural do Cachadaço de Paraty, se for como ela, é uma delícia!! Vou tentar ir num fds desse de janeiro!! Bjosss

    • Amanda.. Eu também nunca tinha ido.. Mas a de paraty é muito maior e mais bonita.. O secreto é muito menor e as pessoas ficam muito interessadas mais devido ao nome “secreto”.. Eu achei linda, mas não acho que seja o ideal pro lazer de uma tarde inteira. Vale a visita!

  • eu conhecí tem uns quarenta e poucos anos atraz,não tinha nada…..umabraço

  • Show cara!! muito obrigado pelas informações. Abraços

  • Engraçado que ontem voltando de Grumari vi vários carros parados ali e em outro trecho, mas não tinha uma pessoa sequer, e nem imaginei onde elas poderiam estar…. Ahhhh se eu soubesse que o Secreto era ali !!! Rssssss…

  • Adriana,

    Sempre tentando trazer alguma informação útil aos leitores.

    Obrigado.

  • Essa descida íngreme é perigosa?

    • Olá Bárbara,

      Perigo sempre há em qualquer tipo de trilha, por mais fácil que seja. Porém, acredito que antes de você escorregar ou se machucar, dê tempo para desistir. Quer uma dica? Vai lá e dá uma olhada nas pessoas descendo. Caso desista, pelo menos pode tirar umas fotos lindas.

      Abraços e obrigado pela visita.

  • dirceu britto ribeiro

    boa tarde.. sabem um lugar bom pra estacionar o veiculo ,sem ser rebocados..

  • Muito bom o blog! Estou com uma dúvida. Tem como deixar o carro no estacionamento da prainha e ir a pé até a praia do secreto? Pergunto, porque pretendo ficar uma parte do dia em uma e a outra parte em outra, mas com esse limite de veículos fico com medo de não encontrar estacionamento quando sair de uma praia para a outra. O que você recomenda? Abraços!

    • Olá Rosa,

      Realmente é um pouco distante, principalmente para ir caminhando no sol e com os acessórios de praia. Como eu falei no post, a praia do secreto não é bem uma praia, mas uma espécie de piscina onde você pode ficar direto na água. Não tem nem faixa de areia, tampouco vendedor ambulante. Não sei se vai querer ficar lá por tanto tempo assim.

      Recomendo que você vá para a prainha e na hora de ir embora, saia um pouco mais cedo, pare no mirante da prainha e vá andando até o secreto para conhecer. Caso ache legal, volte uma próxima vez e dedique mais tempo.

      Abraços e obrigado pela visita.

  • pode levar cachorro?????

  • Rafael felix

    Quanto tempo de trilha ?

    • Rafael,

      A descida é pequena porém íngreme. Na verdade nem considero muito como uma trilha.. Não acredito que demora mais de 10 minutos para descer, depois de achar a trilha…

  • joaquim junior

    Valeu Bruno…a dica da Paola é importante, pois a prefeitura (covardemente) vem rebocando os carros nessa região. Outra coisa importante citar é que esse local, assim como toda a Pedra do Roncador, não deve ser frequentado em dias em que o mar estiver agitado, pois o índice de acidentes por ali é muito alto, inclusive com óbitos! Grande abraço!

    • Joaquim, valeu mesmo por deixar a dica aqui no comentário. Realmente a própria placa informa que não há nenhum tipo de guarda vida no local. Entendo que deve ser tomado todo cuidado, como qualquer tipo de passeio que inclua trilha – que eu adoro fazer. Obrigado pela visita. Abraços.

  • TERESA CRISTINA M S

    É que estão rebocando até onde não tem placa proibindo, onde não tem calçamento…

    • Pois é Teresa… Está realmente um absurdo essa situação em nosso bairro. Inclusive, fiquei sabendo que a partir de hoje haverá limitação de visitantes para subir em direção à prainha / grumari. Após determinada quantidade de carros, a guarda municipal fechará o acesso. Abraços e obrigado pela Visita.

  • Não deixem os carros perto do portão de madeira, estão rebocandos todos os carros que deixam por lá… #ficaadica

    • Boa dica Paola… Como falei no post eu fui em um dia nublado em que estava tudo bem vazio, apesar de que a placa de proibido estacionar só indicava que era proibido parar na beira da via. Eu parei antes da placa. Mas, valeu pela dica… Espero que tenha curtido o post.

  • Bruno, há muito tempo gostaria de conhecer este lugar, mas as informações eram muito desencontradas e isso me desencorajava de tentar chegar lá.
    Sua dica é valiosíssima para o moradores do Rio e seus turistas. Muito obrigado pelo post!!!!

    Grande Abraço.

  • uau, que lugar legal!!! Vou lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *