Florianópolis – SC (Lagoa da Conceição)

Resolvi, meio que em cima da hora, escapar da confusão do carnaval no Rio de Janeiro e ir a Florianópolis – SC (março-2014). O objetivo da viagem foi revisitar a cidade e conhecer lugares novos – eu já havia ido a Floripa fazia alguns anos e achei uma cidade muito completa, com belezas naturais lindas e muita opção de lazer urbano. Vamos lá falar um pouco sobre a Lagoa da Conceição.

4

Cheguei ao Aeroporto Hercílio Luz ainda na parte da manhã e me dirigi ao guichê da Localiza para fazer a retirada do veículo que já havia sido reservado – sempre o mais barato desde que possua AC. Aguardamos a chegada da Van da locadora que nos levou até um estacionamento ao lado do aeroporto para fazer a vistoria do veículo e assinar a papelada.

É a segunda vez que vou a Florianópolis e recomendo fortemente que sempre façam a locação de veículo, a não ser que resolvam fazer pacotes com alguma companhia local de turismo. Eu não curto fazer passeios com roteiros fechados, exceto em casos muito específicos. É relativamente fácil andar por lá com o uso de um GPS atualizado. Levei o meu aqui do Rio de Janeiro e poupei o aluguel desse equipamento na locadora.

Chegando ao hotel perguntei ao gerente onde ficavam os blocos de carnaval de rua. O gerente ficou todo animado me explicando sobre o carnaval de Floripa, os melhores lugares para curtir e etc., porém desanimou quando eu disse que queria saber a localização dos blocos exatamente para fugir deles…. rsrs

Lagoa da Conceição

Logo após fazer o check-in e deixar as malas no quarto, resolvi pegar o carro e ir à Lagoa da Conceição que é um dos locais mais movimentados e frequentados pelos turistas e moradores da ilha.

Na ida do hotel para lagoa há uma estrada com uma subida relativamente íngreme e algumas curvas bem sinuosas, portanto é importante tomar cuidado no caminho. Durante a subida há um mirante que é excelente para se ter uma vista completa da lagoa e tirar muitas fotos.

Trata-se de uma lagoa enorme onde há uma badalação no entorno durante todo o dia e noite, além de passeios de barco para conhecer a comunidade ribeirinha que vive praticamente isolada com acesso somente através das pequenas embarcações.

Resolvi fazer o passeio de barco pela costa da lagoa para conhecer a comunidade que é muito simpática e uma graça. Tudo limpo, simples e bonitinho. Como todo lugar turístico o povo vive do turismo, com pequenas lojinhas de artesanato e esculturas em ferro (com talheres antigos). Aproveitem para visitar tudo e comprar lembranças originais para os amigos.

Após a caminhada pela comunidade e algumas fotos, fomos a um dos restaurantes para comer e beber um gelada.

Para fazer o passeio basta chegar no Trapiche da Lagoa, onde saem os barcos, e comprar a passagem que custa R$10,00 (ida e volta). Vários barcos ficam circulando de meia em meia hora, parando pelos diversos piers que existem na costa da lagoa.

mirante

Mirante no caminho para Lagoa

Barcos que fazem o transporte pela Costa da Lagoa

P1020608

Interior da Embarcação

Casinhas "simples" na Costa da Lagoa

Casinha “simples” na Costa da Lagoa com pier próprio

Pontos de paradas dos barcos. Há vários pela costa.

Pontos de paradas dos barcos. Há vários pela costa.

Comunidade Ribeirinha. Vivem praticamente do turismo.

Comunidade Ribeirinha. Vivem praticamente do turismo.

Ao fundo fica o restaurante onde comemos petisco e bebemos uma gelada.

Ao fundo fica o restaurante onde comemos petisco e bebemos uma gelada.

Após pegarmos o barco de volta ao trapiche, avistei um restaurante muito simpático que chamou atenção pela fachada. O lugar chama-se Books and Beers e é um bar temático que possui uma proposta muito interessante que é unir a leitura com vários títulos de cerveja. A verdade é que não vi muita gente lendo.rs

Havia muitos turistas, inclusive vários estrangeiros. Vale a pena ir conhecer, principalmente quem curte uma breja. Os preços são salgados mas o lugar é muito original. Se possível fiquem na varanda.

Books and Beers

Books and Beers

Books and Beers

Books and Beers

Visite-nos no Google+

Follow us

Bruno Oliveira

Blogueiro em Sempre na Viagem
Carioca, servidor público, amante de viagens e corredor amador. Fascinado por fotografia e por conhecer novos lugares. Blogueiro e, a cada dia, mais ansioso por viver e viajar, é claro.
Follow us

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *