Visconde de Mauá com passadinha em Penedo

Esse post inaugural foi da minha última viagem de dois dias na região da Serra da Mantiqueira no Rio de Janeiro em junho de 2014. Eu já havia ido à Visconde de Mauá há muitos anos – mais de 10 anos – e resolvi revisitar a cidade. Aproveitei a oportunidade que estava para fazer 1 ano de namoro exatamente nesse fim de semana e dei esse presente para nós dois.

Na última vez que fui a Mauá, a estrada (serrinha) que ligava Penedo à cidade ainda não era pavimentada e a viagem se tornava muito cansativa, perigosa e muito desgastante para um veículo comum. Amigos que visitaram a cidade a menos tempo me disseram que a serrinha havia sido pavimentada e que a ida, principalmente para ficar só um fim de semana, tornou-se muito mais aprazível.

Saímos do Rio de Janeiro na sexta feira por volta das 09:00 e pegamos estrada (Via Dutra). Houve somente um pedágio que custou R$ 10,50, a princípio achei caro. Dirigimos direto até Penedo onde fizemos uma para estratégica

Em Penedo, visitamos a “Pequena Finlândia” rapidamente já que não mudou muita coisa. Para quem não conhece, trata-se de uma espécie de shopping aberto onde existem várias lojinhas e alguns restaurantes reproduzindo uma pequena cidade da Finlândia. Vale a pena passar lá, tomar um sorvete finlandês, comprar lembranças e tirar fotos. Para quem tem filhos, lá encontra-se a casa do papai noel, onde pode ver e tirar foto com papai noel durante o ano inteiro. Claro que para isso tem que pagar uma pequena tarifa, afinal, o Papai Noel precisa de dinheiro para dar presentes no Natal.

Pequena Finlândia – Penedo – RJ

Pequena Finlândia - Penedo - RJ

Pequena Finlândia – Penedo – RJ

Após a rápida passagem nesse ponto turístico, fomos direto almoçar no restaurante Vernissage (Alto Penedo), onde eu já havia feito uma reserva. Esse restaurante foi indicação de uma amiga do Blog Na Mesa com Lu Hazin e é um espetáculo a parte. A comida é muito saborosa e possui pratos sofisticados e também pratos mais comuns. Eu experimentei um filé de frango com molho de maracujá e purê de batata baroa, e a namorada um pene com lascas de filé mignon. O diferencial do restaurante é que ele fica no meio da mata, com um riacho ao fundo, beija flores nas janelas, além de ser decorado com telas pintadas pelo proprietário do restaurante. O preço é razoável tendo em vista a experiência de degustar os pratos naquele maravilhoso ambiente. Dizem que o jantar por lá é ainda mais romântico e bonito. Site: Restaurante Vernissage. Liguem antes para reservar. Valor da conta: R$ 120,00 (sem vinho pois eu iria ainda pegar estrada).

Restaurante Vernissage - Penedo - RJ

Restaurante Vernissage – Penedo – RJ

Restaurante Vernissage

Restaurante Vernissage

Restaurante Vernissage - Alto Penedo

Restaurante Vernissage – Alto Penedo

Restaurante Vernissage - Alto Penedo

Restaurante Vernissage – Alto Penedo

Após o almoço, pé na estrada rumo à Visconde de Mauá, onde ficaríamos hospedados. É aí que eu vi que valeu a pena o valor do pedágio da Nova Dutra. A serrinha que antes era quase impraticável agora está totalmente pavimentada e bem sinalizada. O caminho ainda continua sendo perigoso devido às curvas muito sinuosas, porém agora tornou-se perfeitamente possível ir à Mauá para passar somente dois dias e curtir um friozinho a dois. Uma dica que deixo é para que peguem a serra enquanto ainda estiver dia, pois à noite provavelmente é muito mais perigoso.

Fomos direto para a pousada Rio dos Cristais, que fica um pouco antes do centrinho da cidade. Ao chegar na pousada nos deparamos com um lindo portal e seguimos um caminho repleto de árvores até a recepção para fazer o check-in. Fomos atendidos muito bem pela dona Silvana que nos indicou como deveríamos ir até o nosso chalé (cada chalé possui sua vaga para o veículo) e nos explicou o funcionamento dos “equipamentos” do chalé (Ônix).

A pousada é incrível. Super bem cuidada, com muito verde e silêncio. Como era para comemorar um data especial, eu reservei o chale master luxo e não me arrependi. Trata-se de um chalé totalmente independente (tipo loft), com uma vista panorâmica para a mata, uma varanda, um mezanino com cama de solteiro, uma jacuzzi, cama queen size e lareira. Apesar da pousada aceitar crianças, não acho que seja ideal para levá-las por se tratar de um lugar ideal para uma viagem em casal. Recomendo a pousada e o chalé luxo. Site: http://www.riodoscristais.com.br/

Também existem os chalés standart, mas não os vi por dentro.

Entrada - Pousada Rio dos Cristais

Entrada – Pousada Rio dos Cristais

Viveiro - Pousada Rio dos Cristais

Viveiro – Pousada Rio dos Cristais

Nosso Chalé (Ônix) - Pousada Rio dos Cristais

Nosso Chalé (Ônix) – Pousada Rio dos Cristais

Varanda do Chalé Master Luxo - Pousada Rio dos Cristais

Varanda do Chalé Master Luxo – Pousada Rio dos Cristais

Quarto - Chalê Ônix - Pousada Rio dos Cristais

Quarto – Chalê Ônix – Pousada Rio dos Cristais

Quarto - Chalê Ônix - Pousada Rio dos Cristais

Quarto – Chalê Ônix – Pousada Rio dos Cristais

Varanda do Mezanino - Chalê Ônix - Pousada Rio dos Cristais

Varanda do Mezanino – Chalê Ônix – Pousada Rio dos Cristais

Quarto - Chalê Ônix - Pousada Rio dos Cristais

Quarto – Chalê Ônix – Pousada Rio dos Cristais

Chalés Standart - Pousada Rio dos Cristais

Chalés Standart – Pousada Rio dos Cristais

Descansamos um pouco após chegar no Chalé e à noite fomos a Maringá, conhecer um pouco onde fica o burburinho da região de Visconde de Mauá – Maringá – onde se encontra a maior quantidade de restaurantes e comércio da região, ficando a cerca de 6 km da nossa pousada. Existe uma ponte de pedestres que liga Maringa-RJ e Maringa-MG, ambos os lados possuem diversos restaurantes para todos os tipos de gostos. Estava muito frio, por volta de 6 graus, e a namorada não estava querendo muito ficar andando pelas ruas, porém, assim mesmo, com algum “sacrifício”, conseguimos passear pela rua principal, comprar uns chocolates e atravessar a ponte para o lado mineiro.

Resolvemos aproveitar outra indicação de um amigo e fomos comer uma pizza na Pizzaria Girassol (Maringá-RJ). O Restaurante é relativamente simples, mas com uma decoração muito interessante e com a iluminação praticamente toda a luz de velas. Dica aprovadíssima e a pizza estava excelente e muito cheirosa.

Pizzaria Girassol - Maringa

Pizzaria Girassol – Maringá – RJ

Marguerita e Calabresa - Pizzaria Girassol - Maringá - RJ

Marguerita e Calabresa – Pizzaria Girassol – Maringá – RJ

Ponte Maringa - RJ / Maringa - MG

Ponte Maringa – RJ / Maringa – MG

O sábado, dia 28/06, foi um dia de trilha pela manhã, almoço em um restaurante que não me recordo o nome (assistindo o jogo do Brasil x Chile – Copa do Mundo), depois fomos curtir o chalé e a jacuzzi à tarde, e fondue à noite para comemorar o primeiro ano de namoro. Farei um post, em breve, somente sobre a trilha que fizemos no Vale do Alcantilado (trilha das 9 cachoeiras).

No domingo, dia 29/06, acordamos mais tarde, tomamos o café da manhã – que é servido até às 11:00 -, e voltamos para o Rio de Janeiro.

Enfim, foi um final de semana muito gostoso curtindo o friozinho no inverno do Rio de Janeiro.

Visite-nos no Google+

Follow us

Bruno Oliveira

Blogueiro em Sempre na Viagem
Carioca, servidor público, amante de viagens e corredor amador. Fascinado por fotografia e por conhecer novos lugares. Blogueiro e, a cada dia, mais ansioso por viver e viajar, é claro.
Follow us

4 comentários

  • Bruno! Adorei! O post inaugural está muito bom, bem escrito, útil, fotos ótimas. Obrigada pela divulgação do meu blog também! rsrsrsrs. Beijos e aguardo o próximo post com as fotos do Alcantilado.

    • Obrigado Lu. Com o tempo vai melhorando. Eu só pensei em fazer o Blog após a viagem, então não prestei atenção a determinados detalhes para poder colocar no Blog. Espero que os próximos sejam melhores. Abraços,
      Bruno. Farei um outro também da viagem de Paraty.

  • Bruno Pugliese

    Excelente as dicas. Com certeza vou conhecer essa pousada. Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *